Sobre a loja

Com a loja Origem Comum queremos proporcionar acesso direto a utensílios feitos por artesãos e pequenos fabricantes, com preços justos para produtor e utilizador. Por isso, vendemos diretamente e não praticamos preços de revenda.

Como o fazemos?

A relação preço-valor dos produtos feitos artesanalmente (muitas vezes, usando matérias-primas de livre acesso) reside sobretudo na mão-de-obra e no conhecimento envolvidos. O trabalho manual frequentemente implica a obtenção e preparação de materiais, etapas prévias ao trabalho no produto final. Logo, o tempo investido, a habilidade necessária e o conhecimento aplicado são acumulados pelo artesão no preço da produção. Chegámos a esta conclusão depois de anos de experiência em diferentes contextos, onde experimentámos várias metodologias de cálculo de preço ao nível individual e comunitário, incluindo o aumento de preços, sempre com impactos indesejáveis. Aqui, decidimos fazer de forma diferente e, acreditamos, mais justa.

Aumentar o valor do trabalho manual é um processo gradual, que deve envolver tanto o produtor como o consumidor. Não é uma decisão unilateral, e convoca um debate que também é nosso objetivo desencadear.
A nossa política de preço justo é corresponder ao que o artesão pede, sem discussão. O preço dos artesãos está na base de nossos cálculos. A esse valor, acrescentamos 50%, de modo a cobrir os custos operacionais (logística, comunicação, administração e acompanhamento de encomendas, etc.), e mais 10%, que são reinvestidos diretamente na plataforma, a título de doação à nossa associação. O IVA (23%) é adicionado ao preço final.

Nesta coleção em crescimento, encontram-se produtos para uso quotidiano. Alguns estão em stock, outros são peças únicas e outros ainda são produzidos apenas por encomenda.

Em breve daremos início a edições especiais de artigos ou coleções em pré-venda. Neste caso, recolhemos uma quantidade mínima de pedidos antes de darmos início à produção. A informação sobre o tempo estimado de entrega constará na descrição de cada artigo.

Bem-vindos à Origem Comum.
Obrigado pela visita e pelo interesse!

X

Newsletter Origem Comum

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Este website utiliza cookies.