Cerâmica + Fibras, Açores

Residência criativa
Uma residência com artesãos insulares de Açores e Cabo Verde

Durante 12 dias trabalhámos com 7 artesãos das ilhas açorianas e um oleiro de Cabo Verde, recorrendo aos seus diferentes processos e conhecimentos para investigar as infindáveis combinações de barro e fibras vegetais.

A nossa intenção com esta residência foi criar um palco temporário para o grupo, onde diferentes origens, conhecimentos e experiências encontrassem espaço para desenvolver relações criativas.

Além de muitas conversas e discussões, entre o saber e o fazer, a realidade individual de cada artesão enriqueceu este encontro, desvendando novas qualidades estéticas destas duas tecnologias ancestrais.

Juntos criámos utilitários para o quotidiano, uma série de diferentes receptáculos, garrafas para um licor especial, uma base para quentes, vasos, luminária, lado a lado com novas formas de tirar proveito das vantagens que surgem da união entre a cerâmica e as fibras vegetais.

Janeiro 2019, São Miguel, Açores
Centro Regional de Apoio ao Artesanato – Açores
Artesã/os: Aida Bairos, Cristina Ferreira Bairos, Luís Lopes, Maria Manuela Medeiros, Marina Mendonça, Maria Aurélia Rocha e Bento Silva.

Other projects

Práticas Situadas

Exposição

Pote: Barro + Água

Residência criativa - Cabo Verde

Artisans’ Voices

Série documental

Papagaios

Pesquisa e produto

X

Newsletter Origem Comum

Facebook
Twitter
Pinterest

Este website utiliza cookies.