Áreas de Trabalho

OBSERVATÓRIO

O Observatório dedica-se à investigação de todas as facetas da cultura artesanal tradicional. Por meio de publicações, ensaios, entrevistas e outros recursos audiovisuais, partilhamos uma reflexão visual e teórica acerca dos utensílios de uso quotidiano. Mostramos a sua origem, técnicas de manufactura e evolução ao longo do tempo, mas também a sua projecção no futuro. É nesse futuro próximo, aliás, que pretendemos mapear a origem das matérias-primas e dos ofícios, com vista a criar um acervo de conhecimento por meio de uma base de dados material e sensorial.

ARTISANS’ VOICES Series
A série Artisans’ Voices dá a conhecer, por meio da voz dos artesãos, a sua visão crítica sobre cultura material, educação, produção e consumo. Esta partilha deseja promover o conhecimento vernacular como trave-mestra para um futuro sustentável.

O Bunho
Artesãos: Arménio Varela e Maria Júlia
Vídeo: Jorge Murteira
Grafics: Sabine Kornbrust
Entrevista: Álbio Nascimento + Kathi Stertzig

ESTÚDIO

O Estúdio dedica-se ao desenvolvimento de produtos, intervenções experimentais e consultoria numa área de actuação fortemente prática. Visa a criação de novos utensílios e produtos através da dinamização de residências e oficinas locais dirigidas a artesãos, com o apoio de associações dedicadas aos ofícios e em articulação com estratégias de desenvolvimento local e regional. Juntos, fomentamos e desenvolvemos projectos, encomendas e colecções especiais e originais, criando a partir do conhecimento e das práticas vernaculares, reinterpretando técnicas ancestrais e redefinindo usos para as matérias-primas da região.

OFICINA

A área formativa e educativa do projecto destina-se a criar perspectivas de futuro para estes ofícios e práticas. A sua metodologia assenta sobretudo no envolvimento dos estudantes e formandos no próprio processo da manufactura, exponenciando o potencial das suas diferentes experiências, proveniências e objectivos. Através de oficinas, acções formativas e cursos, juntos abrimos novos horizontes e novas perspectivas para a produção artesanal.

LOJA

A Loja online dedica-se aos utensílios produzidos artesanalmente com elevada qualidade e destinados ao uso quotidiano. Coloca ao dispor, de um modo claro e simples, objectos utilitários que se deseja que façam parte do dia-a-dia. Os seus produtos têm duas proveniências: uns chegam directamente dos artesãos, sendo seleccionados a partir do seu corpo de trabalho; outros resultam da nossa colaboração directa com os artesãos, na qual aprimoramos técnicas, formatos e aplicabilidade contemporânea.

X

Newsletter Origem Comum

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Este website utiliza cookies.